A Muove Brasil é um negócio social cujo objetivo é desenvolver soluções focadas na resolução de problemas que os municípios brasileiros enfrentam. Tais soluções (escaláveis, sustentáveis, de custo acessível e que tenham impacto real na qualidade de vida das pessoas) auxiliam a tomada de decisão de atores locais como gestores públicos, sociedade, empresas, investidores e organizações sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população nos municípios brasileiros.
A Muove Brasil, através dessa plataforma de dados abertos, também permite ao cidadão o acesso a um grande banco de indicadores e análises do Brasil nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, educação, finanças públicas e muitas outras. Os indicadores do município podem ser comparados com os resultados do país, de um estado, de municípios similares ou de qualquer outra cidade. O DIIE recomenda o estudo. Vale a pena conferir!
Veja mais em: Muove Brasil – Dados Abertos
Autor: vania coelho
Painel de Transferências Abertas
Lançada no começo deste mês pelo Ministério do Planejamento, o Painel de Transferências Abertas é uma ferramenta que detalha os gastos públicos. O instrumento disponibiliza dados sobre convênios; contratos de repasse; termos de parceria firmados entre a União, estados e municípios, além de organizações da sociedade civil; e emendas parlamentares.
Os dados são apresentados em forma de gráfico, o que, na avaliação do governo, facilita a pesquisa por parte do usuário. Com essa nova ferramenta, os cidadãos poderão ter mais conhecimento sobre as obras paradas e pressionar estados e municípios para que os recursos sejam aplicados. O DIIE recomenda o estudo. Vale a pena conferir!
Veja mais em: Painel de Trasnferências Abertas
Terraço Dados
O Terraço Dados é uma plataforma para visualização de dados econômicos, lançada pelo Terraço Econômico. A ferramenta permite comparar o PIB dos países e ainda disponibiliza outras informações, como: taxa de inflação, população, índice de gini, expectativa de vida, juros de longo prazo, entre outros.
Os dados oficiais são coletados diretamente da base das instituições (OCDE e Banco Mundial) e, portanto, estão sempre atualizados. É possível, ainda, baixar a série de dados e salvar os gráficos. O DIIE recomenda o estudo. Vale a pena conferir!
Veja mais no site: http://terracoeconomico.com.br/interativo/pib-paises
Diagnóstico Zona Rural de São Luís
O presente diagnóstico socioeconômico da Zona Rural de São Luís, realizado para subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento da região, baseou-se em dados municipais de produção e abastecimento, da Pesquisa Pecuária Municipal, da Produção Agrícola Municipal, Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura e Pesquisa de Estoques, todas do IBGE (2015) e nas raras fontes que disponibilizam dados intramunicipais: Atlas de Desenvolvimento Humano (2010), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Fundação João Pinheiro (PNUD/FJP); Censo Populacional 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Leitura Urbana de São Luís (2013) e seus dados adaptados do Censo 2010, que subsidiou proposta de Lei de Zoneamento do Município, do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID); Censo Escolar 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).
Leia ou faça o download do estudo, clicando aqui: ↓
Perfil Municipal 2017
Este produto reúne informações cuidadosamente escolhidas para evidenciar, em uma rápida leitura, as principais características do município de São Luís, na forma de tabelas, gráficos e mapas. O conjunto de dados disponibilizados aborda diversas temáticas: aspectos administrativos, território e população, estatísticas vitais e saúde, condições de vida, habitação e infraestrutura urbana, educação, emprego e rendimento, além de um histórico do município.
Leia ou faça o download do estudo, clicando aqui: ↓