DIIE Recomenda

ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018

De acordo com a publicação Atlas da Violência 2018: políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros, formulada pelo IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que retrata o mapa da violência no país para o ano de 2016, levando-se em consideração o número de mortes mais o quantitativo de mortes violentas com causa indeterminada por cem mil habitantes, São Luís reduziu a taxa de mortes em 2016 em comparação a 2015. Em 2015, São Luís ocupava a 23ª posição no ranking das cidades mais violentas do país, com uma taxa de 73,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Já em 2016, a taxa de mortes caiu para 59,5 para 100 mil habitantes, ocupando a 63º posição em comparação aos demais municípios.

São José de Ribamar também apresentou redução da violência em 2016. Em 2015, ocupava o 4ª lugar no ranking das cidades mais violentas, com uma taxa de 96,4 mortes para 100 mil habitantes, enquanto em 2016, essa taxa caiu para 75,6, ocupando, assim, a 24ª posição.

De acordo com o IPEA, por meio do planejamento e políticas focalizadas territorialmente é possível mudar a realidade dos municípios, impactando significativamente as condições de segurança pública, principalmente, por meio das políticas públicas voltadas para prevenção social e para o desenvolvimento infanto-juvenil em famílias em situação de vulnerabilidade.

Neste sentido, ações conjuntas entre o governo do estado e a prefeitura de São Luís de programas e políticas públicas vêm contribuindo para a redução da violência na nossa cidade, não obstante a forte desigualdade social e econômica prevalecente no nosso estado.

Mais detalhes sobre a publicação que retrata a violência em São Luís para 2015, elaborada pelo DIIE, com base nos dados do IPEA, Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão e entre outros, pode ser acessada, no link: http://10.0.0.77/wordpress/wp-content/uploads/2017/10/nota_tecnica_2018-3_violencia-slz.pdf

Para acesso ao Atlas da Violência 2018: políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/downloads/7457-2852-180604atlasdaviolencia2018.pdf

MUOVE BRASIL – Dados Abertos

A Muove Brasil é um negócio social cujo objetivo é desenvolver soluções focadas na resolução de problemas que os municípios brasileiros enfrentam. Tais soluções (escaláveis, sustentáveis, de custo acessível e que tenham impacto real na qualidade de vida das pessoas) auxiliam a tomada de decisão de atores locais como gestores públicos, sociedade, empresas, investidores e organizações sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população nos municípios brasileiros.

A Muove Brasil, através dessa plataforma de dados abertos, também permite ao cidadão o acesso a um grande banco de indicadores e análises do Brasil nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, educação, finanças públicas e muitas outras. Os indicadores do município podem ser comparados com os resultados do país, de um estado, de municípios similares ou de qualquer outra cidade. O DIIE recomenda o estudo. Vale a pena conferir!

Veja mais em: Muove Brasil – Dados Abertos

Painel de Transferências Abertas

Lançada no começo deste mês pelo Ministério do Planejamento, o Painel de Transferências Abertas é uma ferramenta que detalha os gastos públicos. O instrumento disponibiliza dados sobre convênios; contratos de repasse; termos de parceria firmados entre a União, estados e municípios, além de organizações da sociedade civil; e emendas parlamentares.

Os dados são apresentados em forma de gráfico, o que, na avaliação do governo, facilita a pesquisa por parte do usuário. Com essa nova ferramenta, os cidadãos poderão ter mais conhecimento sobre as obras paradas e pressionar estados e municípios para que os recursos sejam aplicados. O DIIE recomenda o estudo. Vale a pena conferir!

Veja mais em: Painel de Trasnferências Abertas