Estas são as nossas produções técnicas. Acompanhe e deixe seu comentário.
NOTAS TÉCNICAS
As Notas Técnicas são textos de análise objetiva sobre determinadas temáticas, escrito com o propósito de informar resultados, principalmente, os obtidos em estudos de grande porte, focando a realidade ludovicense, e orientar o leitor sobre a metodologia aplicada. Abordamos os temas desenvolvimento social, economia, demografia, educação e violência, através da interpretação, por exemplo, do IDHM (PNUD), IDEB (INEP), IFDM (FIRJAN), PCU (UNICEF), MAPA DA VIOLÊNCIA, CENSO e ESTIMATIVA POPULACIONAL (IBGE), e diversas outras fontes de dados e estudos.
Confira aqui as notas técnicas publicadas: ↓
BOLETINS
Os Boletins permitem informar e dar publicidade a temas de interesse da Gestão Municipal com periodicidade pré-definida e em formato objetivo. O primeiro produzido é o Boletim de Mercado de Trabalho, que tem como objetivo analisar o mercado formal de São Luís, com periodicidade quadrimestral. Os dados são oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, divulgados mensalmente, cujas informações são relevantes para os gestores públicos e para a sociedade em geral, porque possibilita a implementação de estratégias e ações voltadas para o mercado de trabalho.
Confira aqui os boletins publicados: ↓
TEXTOS PARA DISCUSSÃO
Os Textos para Discussão tem por finalidade, dar publicidade aos estudos, relatórios, diagnósticos, contratados pela Gestão Municipal, que sejam de interesse e produzam conhecimentos para a academia, estudantes, técnicos e sociedade. No ano de 2014, O DIIE reproduziu o “Relatório com dados socioeconômicos de São Luís – MA”, produto da FSADU, por ocasião da contrato de criação do DIIE .
Confira aqui os textos para discussão publicados: ↓
INFOGRÁFICOS
Forma de visualização objetiva e sintética de informações complexas.
Para acessar os infográficos, clique no link abaixo: ↓
PERFIL MUNICIPAL DE SÃO LUÍS
Este produto reúne informações cuidadosamente escolhidas para evidenciar, em uma rápida leitura, as principais características do município de São Luís, na forma de tabelas, gráficos e mapas. O conjunto de dados disponibilizados aborda diversas temáticas: aspectos administrativos, território e população, estatísticas vitais e saúde, condições de vida, habitação e infraestrutura urbana, educação, emprego e rendimento, além de um histórico do município.
Com este documento, almejamos contribuir para a divulgação de informações e conhecimento sobre São Luís, para os órgãos municipais, a sociedade ludovicense, empresariado e, principalmente, potenciais investidores.
Confira aqui o perfil municipal 2018: ↓
Perfil Municipal 2018 – São Luís
DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS
Realizado para subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento da região, baseou-se em dados municipais de produção e abastecimento, da Pesquisa Pecuária Municipal, da Produção Agrícola Municipal, Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura e Pesquisa de Estoques, todas do IBGE (2015) e nas raras fontes que disponibilizam dados intramunicipais: Atlas de Desenvolvimento Humano (2010), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Fundação João Pinheiro (PNUD/FJP); Censo Populacional 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Leitura Urbana de São Luís (2013) e seus dados adaptados do Censo 2010, que subsidiou proposta de Lei de Zoneamento do Município, do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID); Censo Escolar 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).
Para conhecer o diagnóstico da Zona Rural de São Luís, acesse: ↓
Diagnóstico Zona Rural de São Luís
DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DA ÁREA ITAQUI-BACANGA
O presente diagnóstico socioeconômico da Área Itaqui-Bacanga de São Luís, realizado para subsidiar a instalação da Sala do Empreendedor da região, baseou-se nas raras fontes que disponibilizam dados intramunicipais: Atlas de Desenvolvimento Humano (2010), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Fundação João Pinheiro (PNUD/FJP); Atlas da Vulnerabilidade (2017), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Censo Populacional 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Leitura Urbana de São Luís (2013) e seus dados adaptados do Censo 2010, que subsidiou proposta de Lei de Zoneamento do Município, do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID).
Para conhecer o diagnóstico da Área Itaqui-Bacanga, acesse: ↓
PUBLICAÇÕES NO ÂMBITO NACIONAL
Estudos publicados em sites e/ou revistas de referência em assuntos socioeconômicos.
- PUBLICAÇÃO DE “RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MAPA SOCIOECONÔMICO DE SÃO LUÍS”, NO BOLETIM DE ESTATÍSTICAS PÚBLICAS DA ANIPES BEP 09/10 teve seu lançamento por ocasião do XIX Encontro Nacional e I Encontro Internacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), que ocorreu de 13 a 15 de agosto de 2014, em Brasília.Acesse em: 9 Boletim BEP_julho_2014_RELATO-DE-EXPERIENCIA
- PUBLICAÇÃO DE ARTIGO “UMA ANÁLISE DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL (IVS) DE SÃO LUÍS,MA”, NO BOLETIM DE ESTATÍSTICAS PÚBLICAS DA ANIPES BEP 11/10 Pelo segundo ano seguinte, em 2015, o Grupo de Informação e Inteligência Econômica, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN, teve seu artigo publicado no Boletim.Acesse em: 11 Boletim BEP_11_2015_pag.127-140 (UMA ANALISE DO INDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DE SAO LUIS)
PRÊMIO E PUBLICAÇÃO EM LIVRO
3º lugar do “Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil”, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na categoria “Unidades de desenvolvimento humano (UDHs)”, com o artigo “Inferências sobre o Desenvolvimento Humano no município de São Luís: um estudo das UDHs do “Ranking 3+” e “Ranking 3-””. A entrega dos prêmios e do lançamento do livro contendo os textos selecionados, ocorreu em 25/11/2015, na Casa da ONU, em Brasília.
Para download do livro “Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano”, acessar o link abaixo: ↓